Groselhas em Portugal (2 posts)

• Imagens do perfil de vitormartins vitormartins disse 4 anos, 7 meses atrás:

Boas

na proxima Primavera pretendo plantar cerca de 1/2 hectare de groselha, na Zona de Viseu, pelo que chegado o momento de escolher a variedade , estou com dúvidas.

Jonkeer van tets, junifer( falam-me em problemas de mildio), mas julgo que será a que precisa de menos horas de frio e ainda  Rovada.

A minha questão é, se alguem sabe as horas de frio necessárias para que estas variedades produzam razoavelmente.

Obrigado

sprite
  • Imagens do perfil de csrrodrigues csrrodrigues disse 4 anos, 7 meses atrás:

Bom dia Vítor,

Já tinha sido colocada uma questão semelhante à sua no Grupo “Pequenos Frutos”, vou transcrever-lhe a resposta que o Eng. Pedro Oliveira (INRB) na altura deu:

“A groselha tem muito pouca representatividadde uma vez que é uma planta que necessita de mais de 1500 horas de frio. Temos três produtores que produzem para exportação. Um em grândola com a cultivar Jumifer produção no solo em túnel. Temos dois (Odemira e Tavira) com plantas tratadas em câmara de frio para produção precoce. As áreas são inferiores a 1 ha.”

Sugiro-lhe que contacte a empresa Beirabaga (http://www.beirabaga.com), que produz e comercializa groselha, pois poderão ajudá-lo na escolha da variedade mais indicada para a sua zona.

Cumprimentos

Sofia

sprite