Administradores do Grupo

  • Imagens do perfil de FNOP

Informação técnica do sector hortofrutí­cola

Grupo Público activo 1 mês, 3 semanas atrás

Neste grupo pretende-se a partilha de opiniões e informação técnica de todos os agentes que desempenham a sua actividade no sector hortofrutícola

  Categoria:
Ordenar por:

Lista de documentos

  • torriba guia prÁtico 2012.pdf (1.9m)   Carregado por Torriba em 19 de June de 2013
    Dado algum mediatismo e interesse na cultura do amendoim em Portugal a Torriba elaborou um pequeno intinerário técnico da cultura . Estamos ao vosso dispor para responder a questões caso existam.
  • Produção de Physalis peruviana em Portugal (440.9k)   Carregado por FNOP em 19 de February de 2013
    Artigo da revista Voz do Campo (Novembro/Dezembro 2012)
    Autoria: Luís Manso
  • Drosófila da asa manchada (541.4k)   Carregado por Filomena Carmona / DGADR em 7 de February de 2013
    Boletim técnico sobre a mosca Drosophila suziki, capaz de causar danos em frutos sãos. UIPP-BT/11
  • Manual "Manuseamento de Produtos Hortofrutícolas" (1m)   Carregado por csrrodrigues em 6 de February de 2013
    Autor: Domingos Almeida
    Edição: SPI - Sociedade Portiguesa de Inovação
    Ano: 2005

    Mais informações: http://www2.spi.pt/agrovalorizacao/
  • Relatório do balanço da Campanha da maça 2012 (2.1m)   Carregado por cothn em 26 de December de 2012
    No documento em anexo poderá ter acesso ao relatório do Balanço da campanha da maça 2012, organizado pelo COTHN no passado dia 26 de Novembro e que contou com a colaboração da Estação Agrária de Viseu.
  • Epitrix similaris e Epitrix cucumeris na cultura da batateira (folheto) (367.5k)   Carregado por Filomena Carmona / DGADR em 20 de December de 2012
    Folheto técnico sobre Epitrix similaris e Epitrix cucumeris na cultura da batateira, para alertar os produtores nacionais de batata para a necessidade de aplicarem as medidas de controlo referidas .
  • Epitrix similaris e Epitrix cucumeris na cultura da batateira (folheto) (367.5k)   Carregado por Filomena Carmona / DGADR em 20 de December de 2012
    Folheto técnico sobre Epitrix similaris e Epitrix cucumeris na cultura da batateira, para alertar os produtores nacionais de batata para a necessidade de aplicarem as medidas de controlo referidas .
  • Relatório do Balanço da Campanha da Pera 2012 (199k)   Carregado por FNOP em 28 de November de 2012
    Relatório elaborado no âmbito da ação "Balanço da Campanha da Pera 2012" organizada pelo COTHN.
  • Relatório do dia de campo relativo ao ensaio de produtos autorizados para o controlo do Fogo bacteriano (2m)   Carregado por csrrodrigues em 22 de November de 2012
    Relatório elaborado no âmbito do "Dia de Campo sobre ensaios de produtos autorizados para o controlo do Fogo Bacteriano" organizada pelo COTHN.
  • Relatório do dia de campo relativo ao ensaio de produtos autorizados para o controlo do Fogo bacteriano (2m)   Carregado por csrrodrigues em 22 de November de 2012
    Relatório elaborado no âmbito do "Dia de Campo sobre ensaios de produtos autorizados para o controlo do Fogo Bacteriano" organizada pelo COTHN.
  • Relatório do balanço da Campanha das Prunoideas 2012 (2m)   Carregado por FNOP em 21 de November de 2012
    Relatório elaborado no âmbito da ação "Balanço da Campanha das Prunoideas 2012" organizada pelo COTHN.
  • Técnicas preventivas para controlo das principais doenças e pragas da cultura da abóbora. (552.6k)   Carregado por csrrodrigues em 31 de October de 2012
    Documento elaborado pela AIHO

    A importância económica da cultura da abóbora na Região Oeste tem vindo a aumentar nos últimos anos.

    De forma a prevenir e a minorar os problemas de armazenamento relacionados com o surgimento de algumas pragas e doenças, a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) divulga um conjunto de medidas preventivas.
  • Portaria n.º 300/2012 - Linha de Crédito (168.4k)   Carregado por FNOP em 16 de October de 2012
    Foi divulgada em Diário da República, a Portaria n.º 300/2012 que determina as condições de acesso à Linha de Crédito com juros bonificados, para os operadores que exerçam as atividades agrícolas identificadas no anexo ao referido diploma.

    Recordamos que o Decreto-Lei n.º 101/2012, de 11 de Maio, instituiu os termos e condições de acesso a esta linha de crédito, tendo sido dada inicialmente prioridade às entidades do sector da pecuária extensiva.
  • Decreto-Lei 220/2012 " Rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (Regulamento CLP)" (182.2k)   Carregado por FNOP em 10 de October de 2012
    O presente Decreto-lei transpõe para a legislação nacional as obrigações decorrentes do Regulamento (CE) n.º 1272/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (Regulamento CLP), que altera e revoga as Directivas nºs 67/548/CEE e 1999/45/CE e altera o Regulamento (CE) n.º 1907/2006 (Regulamento REACH).
  • Plano de Ação Nacional para o Controlo da Pseudomonas syringae pv. actinidiae do Kiwi (PSA) (1.1m)   Carregado por csrrodrigues em 29 de August de 2012
    Perante os focos de infeção assinalados em Portugal, importa reforçar todas as ações de combate à PSA, de forma a limitar a dispersão da doença e, sempre que possível, erradicar os focos detetados, tendo como fim a proteção da produção nacional de kiwi deste grave problema fitossanitário. Neste sentido, e de acordo com o ponto n.º2 do artigo n.º7 do Decreto-lei n.º 154/2005, de 6 de setembro, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), na qualidade de Autoridade Fitossanitária Nacional, emitiu a Circular n.º01/DSFMMP/2012, de 05 de março de 2012, relativa a medidas de controlo fitossanitário, com vista a limitar a dispersão das áreas infetadas pela bactéria.

    No entanto, face à importância da cultura e da perigosidade da doença e dos riscos a ela associados, a DGAV propõe-se, entre outras ações, implementar o presente Plano Nacional.

    Neste contexto, os objetivos deste Plano são, em primeiro lugar, a deteção, o controlo e a eliminação/erradicação da doença e, em complemento e em estreita colaboração com outros serviços e os principais agentes da fileira, a realização de ações de formação, de divulgação e de sensibilização.
  • Estudo da pegada de carbono em alguns produtos alimentares - Espanha (5m)   Carregado por csrrodrigues em 23 de July de 2012
    Cooperativas agro-alimentares da Espanha publicaram um estudo sobre a
    pegada de carbono de alguns produtos. O estudo, que envolveu 18 cooperativas de 7 regiões diferentes e fornece informações detalhadas sobre a formação da pegada de carbono em laranjas, pepinos, pimentos,
    pêssegos, milho, vinho.
  • Portaria n.º 287/2011, de 31 de Outubro (197.6k)   Carregado por csrrodrigues em 9 de July de 2012
    Estabelece medidas adicionais de protecção fitossanitária destinadas ao controlo, no território nacional, da bactéria de quarentena Erwinia amylovora (Burr.) Winsl. et al., responsável pela doença vulgarmente designada «fogo bacteriano».
  • Plano de Ação Nacional para o controlo do Fogo Bacteriano (1.1m)   Carregado por csrrodrigues em 9 de July de 2012
    O presente Plano de Ação, aprovado pelo Conselho Nacional da Proteção da Produção Vegetal, identifica as entidades envolvidas e com responsabilidade na execução das várias ações, os procedimentos a seguir nas áreas da prospeção, do controlo e da inspeção a realizar no território nacional, nos viveiros de plantas hospedeiras, nos locais de receção de fruta, assim como as questões relativas à destruição e queima de material vegetal.

    Por outro lado, indicam-se as circunstâncias e os procedimentos a seguir para a notificação dos produtores e proprietários de vegetais infetados, bem como da necessidade de serem publicitados Editais e das medidas a tomar em caso do não cumprimento das medidas fitossanitárias notificadas.

    Incluem-se, também, neste plano as várias ações de formação, de sensibilização e divulgação que se preveem realizar, assim como outras ações complementares relacionadas com a discussão e definição com as autoridades espanholas de uma estratégia comum para as regiões fronteiriças e identificam-se possíveis iniciativas relacionadas com trabalhos de experimentação e investigação, designadamente linhas de trabalho com vista à salvaguarda das coleções de campo de variedades de fruteiras tradicionais portuguesas.
  • Normas Técnicas para a Produção Integrada de Pomóideas - Vol. II (4.2m)   Carregado por csrrodrigues em 25 de June de 2012
    Publicitação de normas técnicas para produção integrada ao abrigo do artigo 11º do Decreto-Lei nº 256/2009, de 24 de setembro.

    Fonte: DGADR
  • Normas Técnicas para a Produção Integrada de Prunóideas - Vol. II (5.8m)   Carregado por csrrodrigues em 25 de June de 2012
    Publicitação de normas técnicas para produção integrada ao abrigo do artigo 11º do Decreto-Lei nº 256/2009, de 24 de setembro.

    Fonte: DGADR